sexta-feira, 5 de junho de 2009

Educação e Tecnologias

Quando falamos em Educação, nos remete primeiramente ao conhecimento... " é necessário que conheçamos as letras, que aprendamos a decodilicá-las..." Porém, na cibersociedade só isso não basta. Ter acesso aos conhecimentos teóricos, saber como fazer e executar qualquer atividade requer que saibamos também manusear as tecnologias.
E este desafio cobra dos pedagogos contemporâneos uma nova postura diante das metodologias de ensino. Não é admissível que hoje, perante destas avalanches tecnológicas um professor, seja qual for sua especificidade, ignore a importância da exploração das tecnologias em sala de aula e/ou em atividades extraclasses.
Até porque se um dos objetivos da Educação é a cidadania, e como sabemos a sociedade é exigente tanto ao conhecimento intelecto quanto ao comportamento, hoje está entrelaçado a estas exigências o acesso e o domínio das tecnologias, assim como dentro do termo cidadania encontra-se também a cibercidadania.
Logo, acredito que para esta concretização da cidadania, se faz necessário um novo olhar para as escolas públicas do nosso país. É gritante e urgente a implementação de políticas públicas nas instituições educacionais, que são as responsáveis por estes futuros cibercidadãos.


Sugestão para leitura


2 comentários:

  1. As novas tecnologias aparecem para reanimar uma educação já cansada!!.

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  2. É verdade Aline, mas pra isso ela precisa ser vista como viabilizadora do processo educacional e não como mero instrumento da educação. É importante pensar e ver a tecologia na perspectiva dos diversos "leques de opções" que ela apresenta.
    Concordando com Susy ratifico a importância de um educador em conhecer, trabalhar e apoiar a tecologia.

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